Política 2.0: Conselhos para ter um website político de sucesso

Clique aqui para ler o texto original em Espanhol – CIGP
Tradução Livre: Helder Carvalho
Enquanto que no mundo da Política 2.0 as redes sociais são o tema principal das conversas, os websites também formam parte da personalidade do político.  Diríamos que uma página na internet é a vitrine principal que dá a cartsa de apresentação on line de cada político. Não somente fornece informações como também é um meio de interação, educação e permite às pessoas envolverem-se com o tema de interesse. Dentro das características que uma página deve ter, destacamos as seguintes:
  • Informação pessoal
É muito importante incluir informação pessoal no site da internet. Deve ser informação própria, oficial. Deve expressar o que o político pensa, realiza, diz e opina.
  • Simplicidade do design
Para que os usuários possam acessar com facilidade e rapidez é imprescindível fazer uma página inicial rápida e direta. Pode-se colocar diferentes seções ordenadas por prioridade. Não se deve sobrecarregar a página com mensagens reduntantes nem muitas imagens, porém deve ter imagens que chamem a atenção do visitante. É importante encontrar o equilíbrio entre a página ser simples e atrativa.
  • Atualização do informação
Uma das características principais do mundo 2.0 é que a informação flue de maneira contínua. Atualizar o portal e as outras páginas para que a informação circule gera certa confiança nos leitores. Podemos agrupar artigos por interesses, opinião, informação, porém a mensagem política central é indispensável.
  • Funcionamento da página
É essencial assegurar-se que a página funcione de modo adequado, pois nenhum visitante fica bastante tempo em uma página que não funciona corretamente. Para pverificar o bom funcionanento, acesse a página de vários navegadores disponíveis no mercado.
  •  Interação com as redes sociais
Outro aspecto fundamental é incluir links de outras páginas que podem completar a informação que oferecemos, desde que sejam de confiança e relacionados ao nosso tema. Além disso, é aconselhável incluir botões de compartilhamento às diferentes redes sociais, assim como outros métodos de interação com o usuário. Esses devem ser colocados em lugares visíveis e acessíveis para serem encontrados rapidamente.
A página ou site de internet de qualquer partido ou político é parte fundamental de interação com o eleitor. Tudo o que for incluído nessas ferramentas deve ser planejado de maneira eficaz para que consigamos entregar a mensagem ao visitante que deseja informações sobre seu representante.

Fonte: Centro Interamericano de Gerência Política

 

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