10 lições de liderança ao estilo de John F. kennedy

Para a história americana, este personagem é uma lenda. Seu carisma com liderança única, senso de humor e polêmica, é uma escola para os gestores.

Os cidadãos dos EUA estavam chocados. Era de novembro de 1963. Às 12h30m, a pessoa mais importante do país desfilava pelas ruas mais importantes do Texas. No meio da agitação, disparos foram ouvidos. O presidente John F. kennedy havia sido atacado depois de uma visita política ao Estado. Meia hora depois, os meios de comunicação noticiavam: o presidente estava morto.

Nunca se tinha visto um fenômeno parecido neste país, as pessoas choravam chocadas enquanto escutava a notícia pelo rádio ou televisão, seu líder mais representativo estava morto. Para muitos especialistas, a morte de John F. Kennedy teve  momento e espaço adequado na história dos EUA e deixou lições de carisma e liderança para governar.

Reconhecido como o segundo melhor presidente dos EUA, atrás apenas de Whashington, John F. Kennedy  nos deixou um legado que tem sido motivo de estudo e tema de publicações de muitos especialistas: sua liderança.

Quais foram os princípios que inspiraram o estilo de poder deste personagem? Quais foram suas chaves de sucesso? Em seu livro “El liderazgo a través de la história” (A liderança através da história), Nacho Soriano, conferencista e historiador nos fala sobre quais foram os princípios que impulsionaram a reputação e história deste personagem que cada um podería analisar para implementar sua própria liderança em seu negócio.

as dez chaves para ser um bom líder, de John Fitzgerald Kennedy

1.- Sentido de Identidade. Orgulhoso de ser estadounidense  e pertencer a uma das famílias mais polêmicas do país, John F. Kennedy era a representação de um filho amado e responsável.

Para um bom líder, sentir-se identificado com sua organização e sentir que pertence a ela e sua cultural organizacional é primordial para manter a unidade. Desta forma, as ambições profissionais do líder estarão lado a lado com as ambições produtivas da empresa.

2.- Independência. Sua história política foi polêmica desde o início. Sabía que depender de um partido o marcaria por toda sua história. Ao analisar o lado negativo desta decisão, Keneddy decidiu financiar, por sua própria conta, a sua primeira campanha política. Estes ares de independência o marcaram como um personagem político diferente do que a sociedade democrata americana estava acostumada.

Um bom líder, ainda que esteja alinhado com os objetivos organizacionais, sempre terá marcada sua personalidade e carisma; isto é fundamental para impor sua imagem.

3.- Cautela. Para John F. Kennedy a formalidade era essencial. Sua figura pública cativou a toda uma nação graças, em maior parte, ao reflexo de uma imprensa atordoada. Anos depois de seu falecimento, as histórias turbulentas da família presencial vieram à tona, porém, o poder e liderança que havia deixado eram mais fortes que aquelas histórias.

Um líder deve ser cauteloso com seus colaboradores, clientes, fornecedores e socios. A vida profissional deve estar acima da personalidade da hora de falar de negócio, para um bom líder, é importante separar estas duas personalidades dem deixar de ser humano.

4.- Comunicacão. Para muitos foi o fator decisivo para que Kennedy chegasse à Casa Branca. O debate presidencial antes das eleições fue fundamental para criar uma conexão com o povo. De acordo com Soriano, sua capacidade de oratória e comunicação não verbal (olhava diretamente a câmerca com energia e confiança) derrotaram a seu oponente, Nixon.

A comunicação é fundamental para uma empresa. O feedback constante e efetivo deve existir em todas as frentes, desta forma,a  visão da organização será transmitida a todos seus integrantes.

5.- Trabalho em equipe. “Um homem só é inteligente quando se rodeia de gente mais inteligente que ele” comentou Kennedy em algum momento de sua vida política. Para este líder, estar junto a pessoas preparadas era a chave para encontrar a solução dos problemas.

Em uma organização, a preparação constante de seus colaboradores assegura o sucesso da empresa. Para especialistas em deemas de Recursos Humanos, o trabalho em equipe é primordial para a correta tomada de decisões.

6.- Preparacão. O trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos era reconhecido pelos seus amplos conhecimentos, sua capacidade de aprendizagem e sua postura elegante. Era uma pessoa que se abastecia de informação e sabia dizer o correto no momento adequado.

Para a formação de um bom líder, a preparação contínua é fundamental. Saber o que se passa dentro e fora da sua empresa tornará possível obter imensas vantagens competitivas no mercado.

7.- Inovação. Simplesmente, sem Kennedy o homem não teria chegado à Lua. Desde o início do seu mandato, a ideia de criar uma potência tecnológica que ultrapassasse a Rússia (país pioneiro na pesquisa científica de tecnologia espacial) dominou a sua mente.

“Primeiro, acredito que esta nação deve assumir a meta de que o homem vá a Lua e volte a salvo para a Terra antes do fim dessa década. Nenhum outro projeto individual será tão impressionante para a humanidade nem mais importante que as viagens de longo alcance pelo espaço; e nenhum será tão difícil e tão caro de conseguir”.

Hoje, a inovação é a chave para que uma empresa se sobressaia. Pode ter grandes expectativas de mercado, mas se conta com a inovação como diferencial, o sucesso está garantido.

8.- Serenidade. Com apenas três anos no poder, Kennedy colocou na mesa temas que nenhum outro presidente havia tocado até esse momento e passou por situações extremas de tensão militar. O perigo de desatar uma Guerra Nuclear durante a crise dos mísseis trouxe a tona sua coragem para gerenciar situações extremas.

Em uma empresa, a serenidade de seus líderes cria confiança e tranquilidade com seus colaboradores e isso desencadeira compromisso e produtividade, apensar das adversidades.

9.- Senso de humor. “Nós todos não cabemos no refúgio da Casa Branca, por isso temos que buscar entre todos uma solução” cometou durante uma reunião em seu gabinete para falar sobre a crise dos mísseis.

Muitos especialistas asseguram que tudo depende da personalidade do personagem, porém, o carisma também é uma qualidade que pode ser alcançada. Para os líderes nas organizações, ambas são fundamentais para identificar-se com as pessoas.

10.- Humildade. Para vários autores, esta característica foi fundamental para construir a imagem que até hoje é uma de suas marcas.  Sua simplicidade com a mídia, seu relacionamento com as pessoas fizeram desse personagem uma lenda. Para um líder, a humildade é uma qualidade que deve estar na lista para ser aperfeiçoada.

Fonte: http://www.funbolider.org/10-lecciones-de-liderazgo-al-estilo-john-f-kennedy/  Acesso em 16/08/2013. Tradução Livre: Helder Carvalho

 

 

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