O maior e mais importante segredo do Marketing Político

O maior e mais importante segredo do Marketing Político

Nesse artigo – e te juro isso – vou revelar o maior e mais importante segredo do marketing político! Mas não vai ser nesse primeiro parágrafo. Como você já deve ter visto ou ouvido algum ‘guru’, principalmente de marketing digital, esse tipo de artigo sempre demora um tempinho até dizer algo… que você já sabe… e faz tempo! Vou seguir o ‘script’. Mas obviamente, como você está interessado no parágrafo revelador, irá ler tudo direitinho, afinal de contas eu já sei o tal segredo e, é você quem está querendo saber.

Vou te explicar agora o porquê este que estou prestes a revelar é o maior e mais importante dos segredos. Simplesmente porque, ignorá-lo, fará que TODAS as demais táticas e estratégias sejam inúteis e, caso funcionem, deve-se essencialmente à sorte ou ao acaso. Atrevo-me a dizer que, embora os profissionais de marketing saibam esse segredo – e todos sabem, pelo menos os bons – é muito difícil conseguir que o cliente entenda sua aplicação. Outros, já prevendo certa resistência, dançam conforme a música que o cliente toca. Fica um baile bonito, cheio de elogios, sorrisos e poucos resultados.
Se perguntarmos à um estudande da área, mesmo que esteja no primeiro período, o que é marketing, a resposta estará na ponta da língua. Marketing é o estudo do Mercado em Movimento. E que é o Mercado? Quem é o mercado? O que necessitam (ou acreditam que querem) as PESSOAS que compõem esse mercado?

Esse segredo foi o responsável por você ter lido esse artigo até agora. Não fez muita diferença o meu interesse em revelar ou não o que sei, tampouco o tamanho ou o valor agregado desse segredo. O que te mantém firme é o SEU INTERESSE em descobrí-lo, seja lá pelo motivo que for.

O grande segredo, afinal, é você aceitar que o ponto de partida é sempre o que é de interesse do eleitor e compreender que, por melhores que sejam suas ideias, suas  propostas, sua imagem, suas qualidades, seu esforço ou seus pensamentos sobre a política, estratégias de distribuição de materiais, jingle… absolutamente nada te dará voto se não coincidir com o anseio das pessoas – enquanto pessoas mesmo, e não instituições – necessitam e desejam (mesmo que elas não tenham muita clareza disso).

Você pode descobrir o que as pessoas necessitam – ou acreditam que desejam, através de pesquisas das mais variadas formas. No caso de utilizar neuromarketing, descobrirá, entre outras coisas, o que é de interesse ou não das pessoas, sem que elas precisem organizar ideias para te dizer sobre o que querem.

Porém, é preciso lembrar que a interpretação das pesquisas não pode ser influenciada por aquilo que você pensa sobre o mercado. Se acontecer isso, a pesquisa passa a ser apenas uma ‘muleta’ para justificar você fazer as coisas do jeito que você quer, e não do jeito de quem vai decidir – o eleitor – deseja. Aí… vai ser fácil colocar a culpa na pesquisa e acreditar na maior mentira sobre o marketing político. Sabe qual é? Aposto que você já sabe. Mas… será que é essa mesmo? Mas para receber o outro artigo tem que pagar…(ahhh… sempre acaba assim né?). Sua sorte é que não precisa pagar com dinheiro, nem com cartão de crédito, nem fazer propaganda de nada. Minha sorte, é que você vai pagar com sua crítica ao meu artigo e isso, para mim é muito valioso.   Obrigado pelo seu comentário (será que vc pagou mesmo?) e acesse aqui o artigo clicando aqui!

One comment on “O maior e mais importante segredo do Marketing Político
  1. carlos disse:

    maravilhoso nunca vi algo tão bem feito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *