Ganhando no Grito!

Ganhando no Grito!

Conventional wisdom in political campaigns is that you don’t waste time and money trying to convince members of the opposing party. That practice is confirmed by brain scans, which have shown that rational analysis has little impact when campaign ads are viewed, and messages unfavorable to the viewer’s positions are discounted or ignored. –  Roger Dooley

oposiçãoEstava lendo um artigo sobre Neuromarketing Político de Novembro de 2007. Trata-se de algumas conclusões sobre a expectativa do uso do neuromarketing na Primeira Campanha do Barack Obama nos EUA (2008). Embora o artigo não traga muitas novidades, classificando as conclusões como ‘óbvias’ e, deixando em aberto o caminho sobre o apoio das pesquisas de neuromarketing, antecipa questões importantes sobre a utilização do Neuromarketing em Campanhas Políticas.  Hoje, como era de se esperar, temos mais luz sobre essas pesquisas, porém ainda há um importante caminho a percorrer.

O que mais me chamou a atenção é uma conclusão bastante consistente, reproduzida na citação acima.  Trata-se da confirmação através das pesquisas de neuromarketing da ‘sabedoria tradicional’ em campanhas políticas que, observo ser muito ignorada pelos políticos brasileiros, principalmente os novatos. A conclusão é a seguinte: “A sabedoria convencional em campanhas políticas é que  você não desperdice tempo e dinheiro tentando convencer os membros do partido de oposição. Esta prática é confirmada pelos exames cerebrais, os quais têm mostrado que a análise racional tem pouco impacto quando anúncios de campanha são visualizados  e mensagens desfavoráveis às posições do espectador são desconsideradas ou ignoradas”.

Então meu amigo, é preciso reforçar a segmentação para que cada um ‘encontre sua turma’ e pare de acreditar que ganhar aquele debate quente com a oposição, ainda que pelas redes sociais, vai se traduzir em votos do grupo do lado de lá. Vamos investir os recursos que temos em em táticas efetivas, se guiando pela estratégia traçada antes do início da campanha, baseada em todo rol de pesquisas e estudos realizados pelo consultor político juntamente com os Coordenadores da Campanha.

Leia artigo completo em:  http://www.neurosciencemarketing.com/blog/articles/political-neuromarketing.htm

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