Como se constrói um líder político

Como se constrói um líder político


Artigo de Daniel Ureña*

Durante os últimos meses e semanas temos assistido, por causa das eleições americanas, a construção da imagem de líderes como Barack Obama ou Sarah Palin. Umas das questões que frequentemente aparecem diante desses fenômenos é se qualquer pessoa com uma boa equipe de assessores pode ser lançada ao êxito na política. A resposta é não. A liderança política requer uma base, uma substância e um conteúdo sólido. Sem fundamento, a queda é questão de tempo. Os assessores podem, com maior ou menos êxito, maximizar os pontos fortes e  diminuir os pontos fracos de um político, porém, as ideias e os valores continuam sendo importantes. Por esse motivo, os líderes mais exitosos são aqueles que possuem identidade clara, baseada em valores e conceitos. Os líderes políticos devem construir sua comunicação como qualquer outra marca, porém com a consciência de que na política entram em jogo elementos muito mais complexos que no âmbito comercial. A marca, não é outra coisa senão o lugar que um produto, serviço ou um líder, neste caso, ocupa na mente das pessoas.

A política, na sociedade atual, é uma questão de perceções. Por isso, o primeiro passo para a construção de um líder político é a definição de sua identidade, que não deve ser falsa, ou seja, deve estar baseada na realidade. barack Obama é um grande exemplo de como ao longo dos últimos dezoito meses tem forjado uma marca muito atrativa fundamentada em duas ideias: mudança e esperança.

Este novo estilo de liderança está estreitamente relacionado com a influência dos meios de comunicação na política, especialmente a televisão e, de um tempo pra cá, a internet. A televisão está produzindo a personalização da política e a geração de histórias em torno dela. Todo líder necessita de uma história. Obama é o primeiro afroamericano que vence as dificuldades para chegar al mais alto posto da política americana. Jahn McCain é o soldado que serviu seu país com honra durante muitos anos e agora quer seguir servindo, mas da Casa Branca.

Por tudo isso, os elementos que um líder político hoje em dia precisa, são, entre outros, uma identidade nítida baseada em valores e ideias; un grande domínio da comunicação oral, uma linguagem adaptada aos meios de comunicação, um projeto político e, não menos importante, o elemento inato chamado carisma.

*DANIEL UREÑA é Consultor Político. É sócio diretor de MAS Consulting España, uma companhia especializada em assessoramento de líderes empresariais e políticos. Professor da Universidade Pontificia Comillas- ICADE(Madrid).

Tradução Livre: Helder Carvalho

 

One comment on “Como se constrói um líder político
  1. I am continually invstigating online for articles that can assist me. Thank you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *