Os 4 passos para um branding político de êxito

Texto Original: Centro Interamericano de Gerência Política
Tradução Livre: Helder Carvalho

 

Criar uma marca é, sem dúvida, uma das ferramentas mais valiosas do mercado político em si, se convertendo em atrativo para o eleitor. O branding não é um slogan, nem um protótipo. É a criação de uma personalidade, uma identidade a qual somente será possível se cumprirmos com os seguintes passos:

Pontos em comúm e pontos divergentes:

A marca necessita ser criada para o eleitor a partir de uma oferta já  estabelecida e uma diferenciada do resto. Como base deve contar com dois conceitos: os pontos comuns e divergentes. O primeiro faz referência às associações com outras marcas políticas necessárias para que os eleitores possam escolher, enquanto os pontos de divergência, são atributos que os eleitores atribuem exclusivamente à essa marca. Por exemplo: Cada branding político tem como ponto comúm as seguintes propostas: criar empregos, melhorar as condições ecnômicas, salariais e sociais, etc; isto dá conta de pontos comuns à toda a sociedade. Os pontos de divergência fazem as propostas se diferenciares uma das outras, e é nessa diferença onde se deve trabalhar.

Autenticidade:

Está cientificamente comprovado que se pode chegar muito mais aos eleitores se a história por trás da marca política é autêntica e leva consigo um compromisso sincero com as propostas realizadas. Essa autenticidade ajuda a gerar confiança em um ambiente onde as promessas políticas surgem de maneira abundante, além disso, se uma história é contada a partir de suas crenças e vivências, desperta o vínculo emocional.

Embaixadores da marca política:

Toda marca necessita de um líder que possa sustentá-la e transladá-la à grandes massas, Para isso, este embaixador da marca deve contar com certos atributos como inteligência, habilidade e talento para falar em público. Isto é ainda mais importante hoje em dia, onde os meios de comunicação se ampliaram e integraram com os meios tecnológicos para alcançar grandes audiências.

O Slogan da marca:

Grandes marcas são conhecidas mundialmente por seus slogans. Muitos destes estão gravados na mente dos consumidores. Na política, acontece algo similar, ou seja, as mensagens políticas podem se tornar a força motriz das campanhas políticas e seus seguidores. No ano de 2008, Barack Obama levou sua campanha com o Slogan ‘Yes, we can” (Sim, nós podemos), o qual se impôs de maneira memorável, com uma grande repercussão pela simplicidade e poder em tão poucas palavras.

Fonte: http://www.centropolitico.org/4-pasos-para-un-branding-politico-exitoso/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *