Alexia de la Morena é Neuropsicóloga, Especialista em Neuromarketing Aplicado ao consumidor, Marketing Multi-sensorial através dos sentidos.
Tradução livre: Helder de Carvalho
Descobrir que zonas do cérebro do consumidor se ativam à um impulso é uma informação valiosíssima para qualquer marca e, por essa razão, as técnicas de Neuromarketing são cada vez mais buscadas por empresas que querem conhecer as necessidades, os gostos e preferências do consumidor e não querem desperdiçar recursos em investimentos sem retorno tangível.
Através do neuromarketing é analisado o comportamento neurológico do consumidor com base em parâmetros biométricos que medem as ondas cerebrais, a atividade cardíaca, a tensão dos músculos faciais e o suor das mãos do indivíduo, medindo as constantes em estado de repouso e a reação ao estímulo. Durante a análise, as emoções são registradas através das sensações que produzem o impacto de estímulos publicitários ou multi-sensoriais, sendo de maior registro aqueles estados de pseudo-consciência às decisões de compra do consumidor, decifrando claramente se o estímulo percebido é positivo ou negativo para o cérebro.
Porque os estudos tradicionais de pesquisa falham?
A vantagem das técnicas de neuromarketing é que desaparece a verbalização e se evita assim os vieses do marketing, as dinâmicas de grupo e os questionários tais como o princípio da desejabilidade social em que as pessoas dizem o que acreditam que seria dito pela maioria, não dizendo o que verdadeiramente pensam.
Fuente:Fundación Alzheimer España. Estudio de activación cerebral en el análisis de una IMRf de un paciente.
Regiões do cérebro que predizem a decisão de compra conforme o Neurocientista Karl Friston.
Córtex cerebral: inteligência
Córtex Insular: parte racional
Núcleo Accumbens: parte inconsciente
Na verdade é uma tecnologia que começa a ser utilizada em vários campos, como é o caso também do neuromarketing político, que ajudam os líderes de campanhas políticas. Um caso de utilização recente foi durante a Campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, onde foi medida a ativação produzida por cada um de seus gestos (León, C.. 2011). Mas não é preciso ir tão longe porque na Espanha já está sendo utilizado em experimentos políticos pequenos (Misiego, F., 2011). Também as técnicas de neuromarketing são empregadas principalmente na Internet, Lojas virtuais e cada vez mais em páginas corporativas para melhorar a frequência de visitas e aumentar o tempo de permanência e êxito da página.
As experiências científicas sugerem que a atividade registrada na região esquerda está associada com estados emocionais positivos em relação à um objeto (Jones, H., 2003). Neste caso o hemisfério esquerdo processa melhor a linguagem, a leitura, a lógica, os números, as sequências e funções lineares, ou seja, pensa, aprende e decide linearmente, porém, o hemisfério direito é o que decide globalmente, de maneira manipulada, através de idéias não verbais, especialmente imagens, música, cores e comportamentos, processando as informações com grande agilidade.
Fonte: Neuromarketing Attraction – Neurociencia aplicada al consumidor – Alexia de la Morena
Original em Espanhol: https://neuromarketingattraction.wordpress.com/2013/06/09/para-que-sirve-el-neuromarketing/