Sabe aquela hora que vc dá uma olhada no face e quase ninguém curtiu o seu post? Dá uma sensação ruim, de solidão? E olha que tem um cientista provando que esta dor é igual a dor física.
Aproveitando informações de do Artigo “Você não curtiu e isso doeu muito em mim, do Prof. Pedro Camargo, especialista em Neuromarketing, é isso ai mesmo! Quando sentimos dor social, a sensação é tão real como a dor física. Esta é a conclusão do cientista Matthew Lieberman.
Ele mostra que a nossa necessidade de se conectar aos outros e ser aceitos é tão fundamental quanto a nossa necessidade de comida e água. As coisas que nos fazem sentir dor são aquelas evolutivamente reconhecidas como ameaças à nossa sobrevivência e a existência da tal “dor social” é um sinal claro de que a evolução tem tratado conexão social como uma necessidade e não um luxo.
Ora, se invertermos a observação, podemos pensar: O que será que os nossos amigos da facebook sentem quando não curtimos suas postagens? Aí está a chave para melhorar o relacionamento através da Rede. Facebook não é lista de notícias ou album de fotos, que vc posta e pronto. Facebook é interatividade. Você precisa interagir com as pessoas que conversam com vc, curtem e compartilham suas postagens e mais, curtir, comentar e até compartilhar postagens de amigos na sua página.
Indo um pouco além, vale lembrar que as redes sociais digitais não estão desconectadas do mundo real. O que vale lá, vale aqui, e o que vale aqui, vale lá, considerando as diferenças tecnológicas. Aquela visita e aquele cafezinho na casa dos antigos apoiadores, dos amigos do bairro, também vão fazê-los sentir-se especiais, ao invés de esquecidos.
Então preste atenção: Se vc fica feliz com uma curtida ou a visita de alguém ‘importante’, porque não ser o ‘importante’ a fazer a felicidade na vida de alguém?