Liderança e psicologia política

Somos seres humanos, sobretudo, por nossa capacidade de pensar e raciocinar. O que nos tem feito dominantes desde que o homem está na terra é nossa psiqué. Existem numerosas teorias sobre o comportamento humano e sobre como nos relacionamos com outras pessoas. Em diferentes cenários vemos refletido nossos desejos, nossas atitudes e nossa história através do brilho do mais profundo de nossos pensamentos que são refletidos em nossas ações.

Em todos os campos e áreas nas que o homem realiza um trabalho sempre haverá aquele que deseja dominar os outros, e graças a democracia isto é possível de uma forma ordenada e justa. Mas, porque algumas pessoas lideram e outros seguem? Isto provavelmente se deve à forma de pensar dos indivíduos. Alguns tem vocação de serviço, de liderança, ambições e por isso dedicam sia vida a construir uma carreira política onde podem influenciar à grande quantidade de pessoas de todas classes sociais e culturais que convivem dentro de um mesmo território, conseguindo que, através de um projeto comúm e uma direção clara, o país siga adiante, prospere e promova bem estar comum e geral à comunidade.

Por isso, é de vital importância considerar os fatores que diferenciam um candidato de outro,a s características dos projetos, objetivos, metas e desempenho em trabalhos anteriores, além de considerar sua personalidade. Toda a história do candidato é imporante e merece a nossa atenção.

A Psicologia Política é uma disciplica cujo objetivo é a descrição e explicação do comportamento político através do estudo de fatores sociais, ambientais e psicológicos, entre outros. Então, esse ramo da psicologia se converte  numa ferramenta de uso marrivo para os políticos, já que permite abordar tantos temas quanto podemos imaginar, desde a análise da mensagem política, o impacto que produz a personalidade de cada candidato, a análise da problemática social, etc.

Recorrer a nossas armas e fazer uso de psicologia política, vai nos ajudar a aprender mais profundidade  sobre o foco de cada candidato, os seus pensamentos e orientações políticas, fazendo assim uma escolha mais precisa dos governantes, além de entender o porquê das ações de um determinado político, possibilitando inclusive prever suas atitudes na política.

Ao fazer uso dessa disciplina, podemos ajudar a construir uma sociedade melhor, ficar bem informados e aprender sobre o que consideramos a melhor opção para nosso povo. Saber quais atitudes são coerentes e assemelham à nossa maneira de pensar e também como somos influenciados pelo candidato que conseguirá nosso voto.  Graças à psicologia política podemos entender mais do universo político e social, gerando novas oportunidades de crescimento coletivo.

Fonte: http://www.centropolitico.org/liderazgo-y-psicologia-politica/

Tradução Livre: Helder Carvalho

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *