Helder de Carvalho – Consultor Político – Análise para o Jornal

Para convencer, candidatos apostam na ‘política nova’

Especialista aposta na transparência como principal arma para conquistar o voto da fatia mais descrente

Jornal A cidade – Monize Zampieri – Publicado em 04/10/2016 – Clique Aqui para ler Original

Os candidatos Duarte Nogueira (PSDB) e Ricardo Silva (PDT) terão uma difícil missão nos próximos 26 dias: conquistar o voto de 183 mil eleitores de Ribeirão Preto que se abstiveram ou votaram branco ou nulo.

Nesta tentativa, os dois prefeituráveis que estão no segundo turno apostam na “nova política” discursada desde o primeiro turno.

Para Nogueira, foi sua postura e suas propostas que o levaram a ser o candidato mais votado no primeiro pleito. O tucano recebeu 100,4 mil votos ou 39,86% dos votos válidos.

“Acredito que este é o tom da política verdadeira, a nova política”, frisou Nogueira.

Já Ricardo aposta no detalhamento de seu Projeto de Cidade. “Essa nossa postura vai convencer a estes eleitores descrentes que nós representamos a mudança”, ressaltou.

O pedetista recebeu 70,2 mil votos no domingo (2), 27,86% dos votos válidos.

Transparência

Para o consultor político Helder de Carvalho, o candidato que conseguir ser mais transparente terá vantagem sobre os eleitores que se abstiveram, votaram em branco ou os que anularam o voto no primeiro turno.

“O eleitor está atento ao que sai na mídia, como as operações Lava Jato e Sevandija, e está levando isso em consideração na hora de votar. Então, o candidato precisa ser o mais transparente possível e, ao ser citado em uma investigação, por exemplo, precisa reunir informações para dar uma resposta clara à população”, frisa Carvalho.

O especialista defende que os dois candidatos usem o programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão para apresentar propostas, prioritariamente, e a forma como pretendem governar Ribeirão Preto.

Entretanto, Carvalho acredita que apontar as fragilidades do adversário é uma forma de informar o eleitor.

Outra fatia

Além dessa fatia, os dois prefeituráveis miram o eleitorado que no primeiro turno confiou seu voto aos outros sete candidatos que foram derrotados nas urnas.

Na disputa por esses mais de 81 mil votos, Nogueira não descarta novas alianças políticas, diferente de Ricardo, que as descarta.

Atualmente, ambos têm o apoio de sete partidos políticos, além da legenda em que estão filiados.
Nenhum dos sete candidatos derrotados no domingo anunciou apoio aos ex-adversários até agora.

Análise>>>Priorizar propostas e apontar vulnerabilidades

A campanha do segundo turno tem que ser focada em propostas e no modo como vai governar a cidade. Para conquistar o voto do eleitorado mais descrente, o candidato precisa mostrar um diferencial. Não basta dizer o que vai fazer, tem que dar detalhes para o eleitor fazer a sua análise, tudo com muita transparência. Porém, se o candidato adversário tem pontos vulneráveis a serem explorados, esses pontos têm que ser atacados. Tem que ser um ataque bem estruturado a fim até de esclarecer o eleitor sobre quem está na disputa. Tem que ser um ataque que o eleitor consiga verificar que há algo errado e que não é só uma questão política, só porque é eleição. Se o candidato fizer um ataque vazio e eleitoreiro, o eleitor perceberá e o candidato que está atacando perderá a credibilidade.

Helder de Carvalho, consultor político

O que dizem os candidatos

Ricardo Silva (PDT)

“No segundo turno, nossa preocupação será a de apresentar propostas para tirar Ribeirão Preto desta situação complicada. Agora, com mais tempo, poderemos abordar todo o Projeto de Cidade que elaboramos com um grupo de mais de 100 especialistas. Vamos continuar apresentando soluções para Saúde, Educação e combate à corrupção, mas poderemos falar mais de infraestrutura, saneamento, meio ambiente, esporte e cultura, temas que a população espera ouvir. Vamos continuar trabalhando com nosso grupo, sem buscar alianças com políticos em troca de cargos ou secretarias. Essa nossa postura vai convencer estes eleitores descrentes que nós representamos a mudança.”

Duarte Nogueira (PSDB)

“Nesta eleição, o eleitor mandou um recado muito claro. Ele não admite mais incoerência, mentira e discurso vazio. Vou procurar ser o que fiz durante todo 1º turno, o que me levou a ser o candidato mais votado. Ou seja, falar a verdade, ser sintético e objetivo em todas as minhas propostas. Agir com coerência em tudo aquilo que faço e o que falo. Acredito que este é o tom da política verdadeira, a nova política. Aquela que vai ao encontro com o que deseja o grande conjunto de eleitores de Ribeirão Preto.”

Programa eleitoral

De acordo com o calendário eleitoral, divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dia 15 de outubro é a data-limite para início do programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão relativo ao segundo turno das eleições municipais de 2016.

 

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